Nazal assume Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus

José Nazal
Facebook

O fotógrafo e escritor José Nazal Pacheco Soub tomou posse como novo presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus para o biênio 2015-17. A solenidade foi realizada na última quinta-feira, dia 19, na Academia de Letras de Ilhéus, e contou com a participação do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, e da reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro.

Integram também a nova diretoria, Euzner Teles (vice-presidente), André Rosa Ribeiro (secretário geral), Alfredo Amorim da Silveira (tesoureiro) e Raymundo Sá Barreto Neto (bibliotecário). A cerimônia foi presidida pelo escritor Arléo Barbosa, presidente da assembléia geral. O ex-presidente André Rosa Ribeiro destacou as virtudes de José Nazal como ilheense e como guardião da história.

Na oportunidade, o prefeito Jabes Ribeiro ratificou o compromisso de viabilizar a sede do Instituto, em parceria com a Associação Baiana de Imprensa (ABI) – Seccional Sul, de manter as ações de valorização da cultura e da história do Município, e falou sobre o projeto de transformar o Palácio Paranaguá – sede do governo municipal – em Museu da Capitania.

Por sua vez, a da reitora da UESC, Adélia Pinheiro, lembrou as ações mantidas em parceria com o Instituto, através do Centro de Documentação Regional, e o compromisso de retomar o funcionamento do Museu Regional do Cacau ainda este ano. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Isaac Albagli, membro do Instituto, representou a família do ex-presidente e fundador da entidade, Manoel Carlos Amorim de Almeida.

Projetos - O novo presidente do IHGI afirmou que envidará esforços para a efetiva aplicação da Lei Nizan, que obriga o ensino da história de Ilhéus nas escolas; para a revisão da lei que delimita o Centro Histórico de Ilhéus, além de promover eventos de caráter histórico nas escolas das redes pública e privada de ensino.